segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Projeto: Formas Geométricas - Prof. Kyrla

  • Justificativa: É importante que a criança vivencie a aprendizagem de forma contextualizada, interdisciplinar e transversal respeitando sua faixa etária.Propiciar situações aos alunos para que eles possam identificar e reconhecer as formas geométricas em tudo o que os cerca.
  • Objetivo:Este projeto tem como objetivo fazer com que as crianças reconheçam as formas e cores que estão presentes em todos os ambientes em que vive, podendo assim propiciar o manuseio, a visualização, a exploração e o contato com diversos objetos de forma que a criança possa identificá-la no meio.Participaram deste projeto crianças de 3 anos de idade, curiosas,participativas e em pleno processo de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento: Atividades envolvendo-  Noções de quantidade, cores primárias. Coordenação motora, fina e grossa ;  Percepção: visual e auditiva;  Leitura de imagens seguida de interpretação coletiva; Roda de conversa (interdisciplinar e transversal); Observação de objetos e suas formas geométricas (passeio nas dependências do CIEI);  Criar desenhos livres com as formas geométricas.
"Somos detetives"
Dar um passeio pela escola,
ou dar a volta no quarteirão e
converter-se em detetives de
formas geométricas.
                      Completando as formas
Apresentar aos alunos círculos,
triângulos, quadrados e retângulos
sobre uma tira de papel colada na
parede. Os alunos selecionarão a
forma ou as formas que mais
gostem e, a partir destas, utilizando
um marcador ou giz, farão um
desenho que integre as formas
escolhidas.
Apresentação do boneco de Formas Geométricas






Em seguida as crianças montaram o boneco com peças de EVA
Olha só que legal que ficou...



 Roda de conversa: Cada uma das crianças estava sentada em cima de uma forma geométrica, vimos as cores,  que criança estava com que forma, a cada acerto era uma festa e a cada erro uma nova tentativa para acertar, cantamos e nos divertimos muito.!! 

 O Trem das Formas Geométricas foi sendo montado de acordo com o decorrer das atividades com cada forma específica, com a colaboração de pais e alunos da sala.

 
Um super trem
Construir um trem gigante e com
muitas cores, com quatro vagões e
a locomotiva. Em cada vagão
colocar a forma de um: círculo,
triângulo, quadrado, retângulo.
Recortar com os alunos figuras
geométricas em revistas, objetos
cotidianos, confeccionar outras
em EVA e cartolina, distribuí-las e
colá-las no vagão correspondente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário